2.1 MEMÓRIA

              Memória é o mecanismo pelo qual se pode, no presente, inferir algo que se situa no passado.

“Enquanto fato biológico, a memória está essencialmente ligada à mudança de determinados padrões face à experiência.” (NERO, Henrique Schützer Del. O Sítio Da Mente 5ª Ed.São Paulo: Collegium Cogniti Ltda, 2002 ;pag..341)

              A memória funciona através de códigos. Uma pegada no solo, por exemplo, é uma memória. Através dela saberemos da passagem de um individuo pelo local onde ela se encontra. Mas para ela ser uma memória deve ser decodificada, ou seja, a pegada deve significar uma pegada para o observador que a analisa.

“Um fóssil é memória na medida em que permite a retirada de uma variada gama de conclusões acerca do passado. É um mensageiro do tempo, mas não é só o traço, a marca deixada; é sobretudo sua inteligibilidade. Neste contexto entra o código.” (NERO, Henrique Schützer Del. O Sítio Da Mente 5ª Ed.São Paulo: Collegium Cogniti Ltda, 2002 ;pag..341)

             Um outro exemplo que aprofunda esta relação encontrado no livro “O Sitio da Mente” é uma relação entre números e letras. Se a sequência 9090 tiver como interpretação que o 9 seria a ultima letra do alfabeto e o 0 a primeira o intérprete enxergaria a palavra ZAZA ao ver o código.

“O cérebro humano utiliza uma série de alterações estruturais para gerar traços de memória. Essas alterações podem se dar na frequência dos potenciais de ação, na sua amplitude (tamanho dos mesmos) e na efetividade com que o potencial se transmite para a célula seguinte.” (NERO, Henrique Schützer Del. O Sítio Da Mente 5ª Ed.São Paulo: Collegium Cogniti Ltda, 2002 ;pag..341)

              Os dados sinápticos são interpretados por três fatores: tamanho do fechamento do circuito, alternância de frequência de conexão (código de barras) e alterações nos receptores do segundo neurônio, que depende diretamente na quantidade de neurotransmissores.

         Existem dois tipos de memória na sua complexidade. Memória Recente e Memória Antiga. A Memória Recente processa uma amplitude de fatos pequena em relação à memória antiga. Esta pode ser chamada de memória de trabalho e tem a capacidade de armazenar provisoriamente os dados para serem processados, é um intermediário funcional necessário mas não o suficiente para fixar definitivamente as informações. Após esse processamento os dados são armazenados na Memória Antiga. Uma relação direta pode ser feita com o sistema de computadores onde a Memória Recente está para memória RAM e a Memória Antiga esta para o HD.

“Se a consciência é palco onde se desenrola a ação mental, a memória é a protagonista por excelência. Sem ela não há a menor possibilidade de roteiro e crítica.” (NERO, Henrique Schützer Del. O Sítio Da Mente 5ª Ed.São Paulo: Collegium Cogniti Ltda, 2002 ;pag..341)