PREGNÂNCIA DA FORMA
Quanto maior for a organização, em termos de facilidade de compreensão, rapidez de leitura ou interpretação e localizações espaço temporais, maior será a pregnância. Imagens complexas e difíceis de entender, como escudos com excesso de unidades compositivas, possuem baixa pregnância, pois o observador precisa se esforçar para compreender a figura, sempre correndo o risco da ambigüidade.
A técnica utilizada por Messian em Liturgia de cristal cria uma imagem temporal de baixíssima pregnância. A quantidade de informação é altíssima, suas localizações difíceis de serem organizadas.
“ Messiaen vê a duração como um “dado imediato da consciência”. Define a duração como flutuação de tempos e mudança de velocidade e nesse sentido enfatiza a duração heterogênea e indivisível. Essa definição põe então de lado a sucessão de medidas cronológicas enfatizando a “sucessão de estados de consciência”, visto que esta é interna e não externa à experiência que o sujeito tem com o objeto. O tempo anteriormente visto como estruturado, abstrato, cronológico, distingue-se agora da duração vivida; um é o tempo homogêneo de partes idênticas e o outro a duração heterogênea que se dá por superposição de velocidades diferentes.” [1]
Para entender as relações de Liturgia de Cristal, o ouvinte deve ampliar seu presente de forma a não fechar ciclos tornando o tempo estriado. Segundo o próprio Messiaen sua técnica é direcionada e fundamentada na filosofia do tempo liso de Bergson. Busca tal efeito na consciência do ouvinte pela distancia a qual o ouvinte deve se por diante da imagem do tempo. Tal técnica é utilizada em Liturgia de Cristal deslocando 29 acordes no piano sobre uma série de 17 durações simultaneamente a uma serie de 5 notas no cello que desloca-se sobre uma serie de 15 durações.
“Aproximando esse heterogêneo de uma possível estratégia composicional, Messiaen faz uma leitura de Donnés imediates de Bergson que relaciona o heterogêneo com a pura duração – com a duração do vivido. Essa “heterogêneidade pura” resulta então da sucessão de mudanças qualitativas que se fundem, se interpenetram, sem definir qualquer contorno preciso sem nenhuma tendência a exteriorizar um termo com relação a outro como imperava nas relações de desenvolvimento, direcionalidade e hierarquia” [2]
A forma e estrutura de Liturgia de Cristal são similares a um vitral complexo, onde o observador deve se afastar da imagem para entender sua complexidade.
“Em seu Traitée de rythme, de couleur, et dòrnithologie, Messiaen apresenta a música como sendo a arte do tempo: ela delineia o tempo. Ou, como diz Deleuze a esse respeito: fazer do som o artifício que torna o tempo sensível .”[3]
Vitral com simbolismo Cristão, presente na obra de Messiaen
Abaixo veremos modelo da imagem rítmica de “Liturgia de Cristal” de Messiaen, criado por Renato Bon, através de um sistema semelhante a percepção humana. Um sistema que vincula espaço e tempo de forma analógica, ou seja, quanto maior a duração maior o espaço que ela ocupa na imagem:
Ao nos afastarmos podemos enxergar mais de sua estrutura, ao passo que mais compassos são inseridos ao campo de visão:
Em um segundo afastamento podemos enxergar mais de sua estrutura:
Imagem total da peça:
Análise:
“O que notaremos é que para Messiaen não basta, no entanto, a dicotomização entre tempo e eternidade, mas ficar entre o tempo e a eternidade. E, com a idéia de “tempos superpostos”, ele fala de três formas de percepção do tempo: 1) a que esquece os termos e considera apenas o todo; 2) a que separa os termos em partes discretas; 3) a que liga os termos por meio da memória “[4]
Os números mostram a seqüência das series rítmicas nos dois instrumentos, Piano e Cello. Logo abaixo podemos observar com maiores detalhes:
Junto a esta estrutura o violino e o clarinete desenvolvem melodias flutuantes com muitas quiálteras.
Na seqüência veremos os números da serie rítmica de 17 durações em preto e junto à série de 25 acordes do piano:
Assim por diante.
Violoncello:
1ª Posição:
2ª Posição:
3ª Posição
Assim por diante.
Abaixo podemos ver As 5 Alturas andando sobre as 15 durações do Cello de Liturgia de Cristal como é na seqüência da partitura:
Exemplo Musical 12: As 5 Alturas andando sobre as 15 durações do Cello de Liturgia de Cristal como é na seqüência da partitura
[1] Silvio Ferraz, Musica e Repetição a Diferença na Composição Contemporânea São Paulo : EDUC ; FAPESP, 1998 pag.186
[2] (Traité de rythme, de couleur Et dòrnithologie 1992, pag.34 por Silvio Ferraz, apud- Musica e Repetição a Diferença na Composição Contemporânea São Paulo : EDUC ; FAPESP, 1998)