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6.1 FLUXO TEMPORAL E SISTEMA MUSICAL

Como podemos ver na análise de “Liturgia de Cristal”, o deslocamento dos acordes sobre uma série rítmica pode leva o ouvinte, que entende estas relações, a expandir a sua percepção do presente por não fechar ciclos. Um ouvinte que não entende tais relações não as percebe e não acompanha tais deslocamentos dos eventos, podendo fechar ciclos não expandindo sua percepção do presente, diferentemente da agógica que é percebida por qualquer ouvinte. Mesmo que as variações nas durações ocorram por valorizações de momentos escolhidos pelo interprete pela relação com o sistema musical, a audição de tais variações nas durações não dependem destes conhecimentos para serem percebidos. Já a expansão da percepção do presente, através de um tempo sem estrias, chamado de tempo liso por Bergson, pode ser encontrada na percepção dos ouvintes que ao acompanhar os deslocamentos dos acordes sobre uma serie rítmica, como citei anteriormente, não fecha ciclos, percebendo o tempo liso. Uma sensação parecida pode ocorrer em uma viajem de longa duração, como ir para o Japão e ficar horas no avião. A permanência na mesma situação pode levar o individuo a ampliar a sensação de presente, onde um dia inteiro se torna um único evento.

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