Monthly Archives: novembro 2013

2.5 MEMÓRIA DO SISTEMA E A INFLUÊNCIA DA CAUSA E EFEITO NA INTERPRETAÇÃO DOS EVÊNTOS

               Os acordes de Dó maior e Sol maior, ambos sem sétima, tem as mesmas características intervalares de 3ª maior, 3ª menor e 5ª justa em suas configurações. Tocados isoladamente do contexto musical, como partes retiradas de um todo, são ouvidos com altíssimas propriedades de semelhança. Porém como as relações de causa e efeito… (more…)

2.4.3 CONCLUSÃO DO EXPERIMENTO COM THE SOLID TIME TOOL KIT

            Após as análises podemos observar que as tentativas que estavam sendo feitas com a leitura influenciavam tanto qualitativamente nas descrições como em seus acertos. O individuo que ao processar a leitura lembra com menos detalhes da imagem do tempo, o que interfere diretamente na descrição dos erros e acertos. O individuo mais avançado na… (more…)

2.4.2 DESCRIÇÃO DAS ANÁLISES

          As análises foram feitas comparando as descrições feitas nos questionário com as gravações. As gravações comparadas com uma escrita MIDI que quantiza exatamente as localizações das notas em relação a planilha do programa. Podemos ver com detalhes tais relações na figura abaixo:

2.4.1 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

            Os bateristas participantes desse experimento gravaram suas execuções durante a exposição dos exercícios no período das aulas. Após a execução os participantes responderam um questionário que demonstra a visão do individuo do fluxo temporal vivido. Segue abaixo a descrição do questionário utilizado: Questionário sobre o método The Solid Time Tool Kit Data:    /… (more…)

2.4 EXPERIMENTO COM O THE SOLID TIME TOOL KIT

           The Solid Time Tool Kit é um dos métodos utilizados no currículo do curso de bateria da FAAM. O método traz um CD de áudio com 14 tracks feitas de alternâncias de agrupamentos de metrônomos com tempos de intervalos pré-definidos. Logo abaixo podemos observar a descrição das track encontrada na página quatro do método.  … (more…)

2.3 VARIAÇÕES DA CONSCIÊNCIA DA PERCEPÇÃO DO PRESENTE

“Para dizer verdade, a psicologia nunca negou o caráter primitivo de certas reações; eram realmente necessárias reações primitivas para servirem de base às reações adquiridas, e os reflexos condicionados eram enxergados sobre os reflexos inatos. Mas, na explicação clássica, as reações primitivas repousavam em conexões anatômicas pré-formadas, ao passo que aqui resultam de relações intrínsecas entre as propriedades da causa… (more…)

2.2 A CONSCIÊNCIA

“Feche os olhos por um instante e, desligando-se da percepção do mundo, pense numa menina tomando sorvete ou num centauro. Lembra-se do palhaço da sua festa de aniversário de cinco anos? E do nome do presidente da republica? Todos esses fatos precisam de um palco para representar seus papéis de protagonistas da vida mental – a consciência.” (NERO, Henrique Schützer… (more…)

2.1 MEMÓRIA

              Memória é o mecanismo pelo qual se pode, no presente, inferir algo que se situa no passado. “Enquanto fato biológico, a memória está essencialmente ligada à mudança de determinados padrões face à experiência.” (NERO, Henrique Schützer Del. O Sítio Da Mente 5ª Ed.São Paulo: Collegium Cogniti Ltda, 2002 ;pag..341)        … (more…)

2. ASPECTOS FISIOLÓGICOS DA PERCEPÇÃO

       Os experimentos descritos no artigo “O Centro da Memória” (Artigo – O Centro Da Memoria- Scietific American Brasil. Agosto 2007 , Joe Z. Tsien) foram feitos de forma a captar os sinais de impulsos elétricos dos neurônios. Seus esforços se concentraram em torno do hipocampo, principalmente em uma região chamada CA1, importante na formação de lembranças de… (more…)