TÉCNICAS DE ARRANJO NA CANÇÃO POPULAR: REFERÊNCIAS, CLASSIFICAÇÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA

Francisco Kenji Nabarro Perez Fujise

Texto Completo: PDF

•     RESUMO

Partindo de uma discussão sobre a interferência e permeabilidade entre os processos de arranjo e de composição, este trabalho procura identificar, classificar e analisar diferentes técnicas de arranjo em canções populares representativas dos séculos XX e XXI. Como resultado prático desse estudo, são apresentadas ao final três canções da cantora e compositora Cintia Maalouli, que foram arranjadas pelo autor deste trabalho, utilizando as técnicas analisadas.

 •     PALAVRAS-CHAVE

Canção popular, Música popular, Arranjo, História do Arranjo

 •     O AUTOR

Violonista, professor, arranjador e compositor, Paco Nabarro formou-se em bacharelado em violão erudito na Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), onde estudou com grandes nomes do violão, como Henrique Pinto, Paola Picherzky e Cecília Siqueira. Durante sua formação acadêmica, especializou-se na obra para violão de Edmundo Villani-Côrtes, de cujo compositor é importante destacar que Paco Nabarro foi um dos poucos violonistas a interpretar o choro Pretencioso (2010), peça ganhadora do Concurso de Composição da Editora Cultura Musical (1986), a qual não era tocada no violão solo desde 1987.

            Paco Nabarro também é formado na pós-graduação (lato-sensu) em canção popular na Faculdade de Artes Santa Marcelina, sob a orientação do professor Sérgio Molina, tendo seu foco principal de estudo o arranjo na canção popular.

            Também participou de masterclasses de violão com João Luiz (Brasil Guita Duo) realizada na FAAM em 2012 e com Marcelo Kayath na Primeira Mostra de Violão Brasileiro do Conservatório de Tatuí em 2013. Em 2013, particiou do Workshop de Arranjo para violão com Paulo Bellinati na escola de música Equilibrium.

            Foi premiado com o primeiro lugar no concurso de violão do Conservatório Villa Lobos da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO) na categoria de violão popular de 2013 e, na categoria de violão erudito em 2015, conquistou o segundo lugar. Também foi premiado no concurso Blue Heart Awards da empresa Ericsson com o melhor arranjo da música “All These Things That I’ve Done” da banda The Killers, tendo a sua gravação sido tocada em diversos eventos por todas as sedes da América latina da Ericsson em 2013.

paco

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *