CAMARGO GUARNIERI (primeira parte): PANORAMA DE SUA VIDA

Klaus Wernet

Texto Completo: PDF

•     RESUMO    

Neste artigo, dividido em duas partes, vamos refletir sobre a criação da imagem do compositor Camargo Guarnieri. Para isso traçarei um panorama de como ele normalmente é apresentado ao público atual, para posteriormente, na segunda parte, mostrar como trabalhar com interfaces entre sua obra, suas entrevistas e os escritos sobre seus principais divulgadores abre caminhos para um novo prisma que pode se sedimentar nos estudos sobre o compositor e sua obra.

 •     PALAVRAS-CHAVE

Camargo Guarnieri, Música Brasileira, Vida e Obra de Compositores

 •     O AUTOR

              Klaus Wernet é doutorando em etnomusicologia pela Universidade de São Paulo  -USP, Mestre em Música pelo Departamento de Música da ECA – USP. Estudou também no Conservatório de Tatuí, na ULM – Universidade Livre de Música – e fez o curso de ritmos brasileiros pelo projeto de difusão cultural do Departamento de Música da USP. Nestas instituições fez aulas com os músicos e intelectuais como Hans Joachim Koellreutter, Arrigo Barnabé, Ari Colares, Mané Silveira, Flávia Toni, Arnaldo D. Contier, Nicolau Sevcenko, José Miguel Wisnik, e Ecléa Bosi.

            Como Violoncelista atuou na Orquestra Jovem do Estado – Tatuí, durante os anos de 2000 – 2002. Junto ao grupo trans de música contemporânea e à companhia Minik Mondo de teatro – dança. Com estes grupos tocou em diversos lugares como no Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, no Paço das Artes, na Universidade livre de música, na Casa da Palavra, Memorial da América Latina, Galeria Olido, SESC entre outros. Em 2009 foi responsável pela direção musical do espetáculo Nús Vestidos e em 2016 pelo espetáculo Vesica Pices. De 2010 à 2015 integrou a orquestra de berimbaus do morro do querosene assim como foi músico na peça urubu come carniça e voa da companhia clariô de teatro.

            Como educador ministrou oficina de introdução a linguagem musical e capacitação dos educadores do MAM / SP – Museu de Arte Moderna de São Paulo – para a exposição dos instrumentos musicais inventados por Walter Smetak, ministrou também oficina sobre composição musical e construção de paisagens sonoras no Núcleo Tendal da Lapa, pelo Projeto Vocacional – da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, participou do Protejo/Osasco – do Governo Federal e desde 2006 da aulas na UNIP – Universidade Paulista – de matérias que estudam o ser humano e a produção cultural do mesmo.

http://lattes.cnpq.br/9876993628752155

Klaus

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *