A CANÇÃO DE EU LÍRICO FEMININO DOS ANOS 1930 NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS: INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DRAMÁTICO COMO ELEMENTO MOTIVADOR.

André de Freitas Simões

Texto Completo: PDF

    RESUMO

Este trabalho analisa a produção de canções com eu lírico feminino, nos cancioneiros do Brasil e dos Estados Unidos, no período de 1930 a 1940. Buscou-se estabelecer uma relação entre a maior presença de canções femininas no repertório americano com o fato de que, nos Estados Unidos, a produção musical para cinema e teatro teve peso muito maior, em comparação com o cenário brasileiro. Assim, os letristas, homens em praticamente todos os casos, forçosamente deveriam escrever para personagens femininas. Para chegar a esses resultados, foram analisadas cerca de 700 canções, citadas nos livros American Popular Song, de Alec Wilder, e A Canção no Tempo, de Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello, tomados como base para amostragens representativas do cancioneiro dos dois países no período. A pesquisa aponta que a produção musical do Brasil no período chamado de Época de Ouro (1929-1945), que se desenvolveu com riqueza e distinção em vários aspectos, no que diz respeito à produção de canções com eu lírico feminino é quantitativamente inferior e qualitativamente mais conservadora em relação ao cancioneiro americano da mesma época.

 •     PALAVRAS-CHAVE

Canção popular, Eu lírico feminino. Canção brasileira, Canção americana, Teatro musical.

  •     O AUTOR

Mestre em Letras, pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Concluiu o curso de especialização Canção Popular, pela Faculdade Santa Marcelina (2016). Concluiu o Programa Especial de Formação Pedagógica em Letras – Língua Portuguesa – equivalente a Licenciatura, pelo Centro Universitário Claretiano (2011). Trabalha atualmente como Técnico em Educação (Assessoria de Comunicação) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desde 2007, atua como jornalista, tendo colaborado com reportagens, artigos e crônicas para veículos como Gazeta do Povo, O Diário do Norte do Paraná, Jornal de Londrina, Portal Nova Cana, Folha de Londrina, Revista do FILO e Portal Livros e Afins, entre outros veículos. Trabalha atualmente em um livro sobre o músico Francis Hime, que deve ser lançado em 2017 pela Editora 34. É autor do livro “A arte de Tomar um Café” (Atrito Art/Promic – 2010), coletânea de crônicas publicadas em diversos veículos. Grande parte de sua produção de crônicas está compilada na página www.andresimoes.wordpress.com.

 http://lattes.cnpq.br/5405760003324690

andre-simoes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *