ANÁLISE DA SONATA PARA VIOLINO N.9 OP. 47 (“KREUTZER”), DE LUDWIG VAN BEETHOVEN

Marcos Luis Duarte, Rafael Borges Amaral, Yuri Prado

Texto Completo: PDF

 

    RESUMO

Este trabalho pretende fazer uma análise da Sonata para violino n. 9 (“Kreutzer”), op. 47, de Ludwig Van Beethoven, fazendo uma relação entre a Forma Sonata e o projeto composicional de Beethoven. Será defendida a hipótese de que Beethoven teve como objetivo construir um discurso musical em que a função dos elementos trabalhados na obra são revelados posteriormente em uma estrutura mais organizada e de escrita mais clara – temática, portanto – somente no final da exposição.

    PALAVRAS-CHAVE

Análise, Sonata, Violino, Beethoven

    OS AUTORES

Rafael Amaral é Mestre em Composição Musical com Honors pela Boston University e Bacharel pela Universidade de São Paulo. Possui em seu currículo prêmios como: Sound Icon Composition Competition – Boston, prêmio da Bienal da Música Contemporânea Brasileira 2011, Sociedade Brasileira da Música Eletroacústica 2012, Concurso de composição orquestral OCAM, e Projeto Nascente – USP 2009. Em 2013, foi bolsista do programa da NRWKLTURsekretariat da Alemanha; por intermédio do Instituto Goethe, e em agosto de 2015 será compositor residente em Nova Iorque do Festival I-Park, para o Mise-em ensemble.

Rafael

Yuiri Prado formado em Composição pela Escola de Comunicações e Artes da USP, atualmente cursando Doutorado em Musicologia na mesma instituição. Foi vencedor do I Concurso de Composição da OCAM (Orquestra de Câmara da USP), do XIX Prêmio Nascente-USP (com o Grupo Ôctôctô) e, na área acadêmica, obteve a premiação máxima no XVII SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP) pela pesquisa “Aspectos estilísticos e transformações do samba-enredo sob o ponto de vista melódico”.

Yuri

Marcos Luis Duarte

2 thoughts on “ANÁLISE DA SONATA PARA VIOLINO N.9 OP. 47 (“KREUTZER”), DE LUDWIG VAN BEETHOVEN”

  1. As I web site possessor I believe the content material here is rattling great , appreciate it for your hard work. You should keep it up forever! Good Luck. Zaker

  2. Excellent post. I was checking constantly this blog and I am impressed! Very helpful info particularly the last part I care for such information a lot. I was seeking this certain information for a long time. Thank you and good luck.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *