A TRADIÇÃO DO ACOMPANHAMENTO MUSICAL NA MÚSICA OCIDENTAL ABSORVIDA PELO UNIVERSO CINEMATOGRAFICO

Anselmo Mancini

Texto Completo: PDF

•     RESUMO

Este artigo descreve a genealogia histórica do acompanhamento musical com o objetivo de demonstrar que sua tradição na música ocidental foi absorvida pelo universo cinematográfico. Nessa tradição, muitas são as manifestações nas quais a música combina-se com a fala, com a estrutura dramática, com o gesto, com a ação e com o movimento. Desta forma uma breve recapitulação histórica é desenvolvida, iniciada nas tragédias gregas, apontado os respectivos atributos musicais utilizados em seus respectivos períodos. Salientaremos a importância do discurso sonoro na consolidação da narrativa cinematográfica dês de seus primórdios. Demonstrando que esse discurso se utiliza da genealogia histórica abordada.

•     PALAVRAS-CHAVE

Acompanhamento Musical, Trilhas Sonoras, Cinema

•     O AUTOR

Anselmo Mancini é Mestre em Audiovisual e Bacharel em Composição Musical, ambos pela Universidade de São Paulo USP. Participou do Transatlantyk Film & Music Festival 2014, na Polônia, onde conquistou o quarto lugar no Instant Composition Contest (competição de criação de trilha sonora em tempo real no piano); além disso, recebeu mensagem honrosa pelo trabalho de rítmo original. O festival é dirigido pelo vencedor do Oscar de Trilha Sonora de 2005, Jan A.P. Kaczmarek. Ainda em 2014, apresentou na Surrey Film Music Conference, na Inglaterra, sua pesquisa sobre a trilha sonora que Villa-Lobos compôs para o longa-metragem O Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro ( Villa-Lobos’s Music for the Feature The Discovery of Brazil Nationalism in the Early Sound Era ). Em 2012 foi contemplado com a Bolsa Santander de Mobilidade Internacional para cursar um intercâmbio de pós-graduação em Film Studies na King s College London, Inglaterra. Além disso, participou do Montreux Jazz Festival 2006, na Suiça; International Gran Canaria Summer Festival of Choir Conductors 2009, Espanha (com duas peças corais estreadas: En las Noches Claras e Anhelo Infantil); e, SMI Postgraduate Conference 2013, Irlanda, onde apresentou seu artigo The Musical Accompaniment in the Cinematographic Universe – Dialogue and Conflict of Generations , e executou ao piano a trilha que compôs para Max and the Lady Doctor, de Max Linder.

 NASCIMENTO, Anselmo Mancini do

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *