FÓRMULA MUTANTE

Para os ouvintes que não estão habitados a ouvir musica erudita desenvolvida com técnicas composicionais pós-tonais ¨ Fórmula Mutante ¨ pode soar como uma música de outro mundo em alguns momentos. Essa é uma composição que se diferencia de todas as outras do álbum por ter sido composta com Técnicas Atonais e Poli-tonais. Tais técnicas, principalmente as Atonais, geram uma atmosfera dissonante que pode levar o ouvinte a ter contato com sensações, emoções, ou seja, afetos de um estado de espírito alterado. O Atonalismos ganhou grandes proporções na Segunda Escola de Viena encabeçado por ¨ Arnold Schoenberg¨. O tema inicial de Formula Mutante surgiu através da utilização de uma técnica desenvolvida por ¨Schoemberg¨ chamada serialismo. A técnica implica em transformamos as notas em números, criamos uma série numérica, ou seja uma sequencia de números e trabalhamos com a sequencia em modulo 12, pois existe 12 notas em uma oitava. A série pode ser transposta, invertida e pode ser transposta e invertida ao mesmo tempo.
No Brasil a musica atonal se torna importante após o manifesto antropofágico de Oswald de Andrade publicado em 1928 que relaciona características do canibalismo primitivo à absorção de cultura estrangeira. O canibal nunca come um ser humano por nutrição, mas sim sempre para incluir em si as qualidades do inimigo ou de alguém. Assim o canibalismo é interpretado como uma forma de veneração do inimigo. Se o inimigo tem valor então tem interesse para ser comido porque assim o canibal torna-se mais forte. Oswald atualiza este conceito no fundo expressando que a cultura brasileira é mais forte, é colonizada pelo europeu mas digere o europeu e assim torna-se superior a ele.
Sobre este solo Koellreutter desenvolve o movimento Música Viva onde as técnicas seriais e dodecafônicas, européias desenvolvidas por Schoenberg, deveriam ser utilizadas juntamente as características musicais brasileiras. Movimento este que surgiu por volta de 1938, ganhando maiores proporções através de concertos e artigos. O primeiro manifesto foi escrito em 1944 e seu nome é “Manifesto 1944”. Dois alunos de Koellreutter, Claudio Santoro e Guerra Peixe tornam-se expoentes do movimento.
O nome ¨ Fórmula Mutante ¨ surgiu inicialmente pela utilização da constante mudança de fórmulas de compasso no desenvolvimento retórico da peça. Desta vez as mutações ganham uma novidade, elas variam também na unidade de tempo, o que possibilita uma constante aceleração e desaceleração da velocidade em que as notas são tocadas. No entanto após compor o ultimo tema, de forma serial, buscando levar o ouvinte a estriar a sua região de conforto emocional se tornando capas de degustar novas sensações auditivas me veio a cabeça que talvez a real ¨ Formula Mutante ¨ seria o canibalismo.