A MÚSICA GUARANI MBYÁ NO SUDOESTE BRASILEIRO E SEUS GRUPOS DE PRÁTICA MUSICAL

Klaus Wernet

Texto Completo: PDF

•     RESUMO

           Desde o final da década de noventa, notamos que cada vez mais comunidades tradicionais indígenas brasileiras se reúnem para formar grupos  musicais, visando apresentações dentro e fora das comunidades. Estes grupos  mantém características muito próximas aos moldes ocidentais , além de, naturalmente carregarem suas especificidades. No que diz respeito aos Guarani, diversos repertórios são praticados, desde músicas que seriam vistas por “nós” como “tradicionais”, até músicas vinculadas aos gêneros presentes nas grandes mídias, como Forró de teclado e Rap, entre outros. Pretendemos aqui apresentar um pouco deste cenário, assim como, um circuito que configura uma rede de contato moldada justamente pela criação e circulação destes grupos de música.

 •     PALAVRAS-CHAVE

Música Guarani Mbyá, Cultura Indígena Brasileira

 •     O AUTOR

              Klaus Wernet é doutorando em etnomusicologia pela Universidade de São Paulo  -USP, Mestre em Música pelo Departamento de Música da ECA – USP. Estudou também no Conservatório de Tatuí, na ULM – Universidade Livre de Música – e fez o curso de ritmos brasileiros pelo projeto de difusão cultural do Departamento de Música da USP. Nestas instituições fez aulas com os músicos e intelectuais como Hans Joachim Koellreutter, Arrigo Barnabé, Ari Colares, Mané Silveira, Flávia Toni, Arnaldo D. Contier, Nicolau Sevcenko, José Miguel Wisnik, e Ecléa Bosi.

            Como Violoncelista atuou na Orquestra Jovem do Estado – Tatuí, durante os anos de 2000 – 2002. Junto ao grupo trans de música contemporânea e à companhia Minik Mondo de teatro – dança. Com estes grupos tocou em diversos lugares como no Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, no Paço das Artes, na Universidade livre de música, na Casa da Palavra, Memorial da América Latina, Galeria Olido, SESC entre outros. Em 2009 foi responsável pela direção musical do espetáculo Nús Vestidos e em 2016 pelo espetáculo Vesica Pices. De 2010 à 2015 integrou a orquestra de berimbaus do morro do querosene assim como foi músico na peça urubu come carniça e voa da companhia clariô de teatro.

            Como educador ministrou oficina de introdução a linguagem musical e capacitação dos educadores do MAM / SP – Museu de Arte Moderna de São Paulo – para a exposição dos instrumentos musicais inventados por Walter Smetak, ministrou também oficina sobre composição musical e construção de paisagens sonoras no Núcleo Tendal da Lapa, pelo Projeto Vocacional – da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, participou do Protejo/Osasco – do Governo Federal e desde 2006 da aulas na UNIP – Universidade Paulista – de matérias que estudam o ser humano e a produção cultural do mesmo.

http://lattes.cnpq.br/9876993628752155

Klaus

One thought on “A MÚSICA GUARANI MBYÁ NO SUDOESTE BRASILEIRO E SEUS GRUPOS DE PRÁTICA MUSICAL”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *