REMOTO

Remoto teve sua composição original por volta do final de 1997 pela banda “METRIS” e gravada pela primeira vez em 1998. “METRIS” foi formada no Conservatório Souza Lima por Felipe Andreoli (Baixo), Vandré Nascimento (Guitarra) e Renato Bon (Bateria). Os estilos abordados pela banda variavam do Heavy Metal ao Jazz Fusion sempre visando o virtuosismo musical. Nesta época apesar de toda a disciplina de horas de estudo diário a vertente mais agressiva do Metal incendiava os ensaios e foi assim que a música surgiu. Como uma lava encandeceste em uma erupção que em alta preção e temperatura se tornou um diamante bruto, fomos lapidando com a aplicação de variações de formulas de compasso e andamentos.
Ao fazer o convite a Vandré para a gravação do Tao Caos & Cronus ele sugeriu que eu gravasse uma das músicas daquela época e enfatizou que ainda tocava esta. Ao analisar a proposta reparei que as inúmeras formulas de compasso se encaixavam na proposta do disco e que essa tinha um diferencial que ainda não havia trabalhado: a mudança de andamento. A música esta em quase três quartos de sua totalidade a 162 BPMs, mas em um determinado trecho ela se transforma e passa a ser tocada a 150 BPMs. O mais incrível é que por variar constantemente de formula de compasso essa variação de andamento é camuflada como uma ilusão. Fica de sugestão para os ouvintes procurar o trecho a 150 BPMs, tenho certeza que vão se divertir muito tentando acha-lo.
Bom para finalizar o processo de enquadrar a música no complexo do Tao Caos & Cronus adicionei os elementos eletrônicos. Desta vez usei um sintetizador que simula o som de Celesta e Cordas. Adicionei inúmero efeitos sonoros com técnicas de recortes e filtros que assimilei ao ter contato com Eduardo Arantes, Lipe Forbes e Thiago Nakashima. Sem a influência deles não teria metade desta tecnologia no disco. Outra grandes influências nestas técnicas, porém no quesito audição é BT, Brian Wayne Transeau.
As técnicas “bateristicas” são inúmeras, mas a novidade nesta é a variação da velocidade para fora da subdivisão. Além das inúmeras quiálteras adicionei variações que não se encaixam no andamento, ou seja, pequenas variações de andamento apenas para o trecho da frase.