MACHINE
Um dos princípios básicos da “Disciplina do Caminho do Tempo” que desenvolvi em Tao Caos & Cronos é a distribuição de rudimentos. Um exercício muito utilizado em meu curso é o da inserção dos rudimentos nas convenções das Backing Tracks desenvolvidas para cada rudimento. MACHINE inicia com uma seção de convenções que são acompanhadas por esses tipos de distribuições. Ao passar por esse treinamento os alunos desenvolvem não somente um vocabulário de frases mas também a habilidade de interpretar se o momento musical se demonstra oportuno ou não para a inserção de uma frase improvisada. Após adquirir tais habilidades o aluno é levado a experimentar todo o tipo de distribuição em qual quer situação musical.
A técnica composicional que me inspirou a esta composição contrasta mudanças das “unidades de tempo”. Dentro da macro estrutura da peça temos uma transição entre um trecho inicial em 4 por 4 para um segundo momento em 17 por 8. A transição com mudança na unidade de tempo me permitiu desenvolver uma macro estrutura que se direciona a um contraste com um terceiro momento feito por uma estrutura quase quatro vezes menor em 6 por 8. Esta dura quatro compassos para se resolver, no entanto existe uma finalização em cada compasso. A compressão não para por ai. Ao se desenvolver o tema ganha uma nova formula de compasso, um 5 por 8 que gera uma velocidade maior em suas resoluções. Surge então uma grande suspenção que explodi em um contraste com uma mega-estrutura em 4 por 4 rompendo totalmente com a densidade de notas na bateria que fica em pausa. Neste trecho também temos uma redução na quantidade de instrumentos, ficando apenas com a guitarra e um sintetizador. Um novo começo então vai se montando através de notas longas e da inserção de novos instrumentos de forma gradual. Aos poucos a bateria vai aumentando a intensidade das notas até desencadear a chamada do tema inicial.
Logo no inicio podemos distinguir a pegada inigualável de Felipe Andrioli no Baixo. As palhetadas que nos acompanham nesta aventura são de Eduardo Foo. Temos um vídeo muito interessante do ensaio que fizemos antes das gravações que pode ser visto logo abaixo: