Alpha Trinty 543 foi composta com a propriedade poli-rítmica de execução de três fórmulas de compasso simultaneamente, 5, 4 e 3 inspirado no triângulo pitagórico. Seu desenvolvimento ocorre a partir de frases com o mesmo ritmo entre baixo e dois bumbos, fixando uma das fórmulas de compasso, possibilitando que os sintetizadores e guitarras, aos poucos, transformem seus padrões, fechando seus ciclos nas outras fórmulas de compasso simultaneamente. O equilíbrio entre a simultaneidade ocorre por meio do mínimo múltiplo comum entre as três formulas de compasso. Tais transformações são acompanhadas pelo chimbal e pela caixa, levando o baterista a desenvolver a independência dos membros através da polirritmia.
O desenvolvimento de frases e distribuição dos rudimentos também são tópicos abordados através desta música, no entanto com a propriedade poli-rítmica. Existe um trecho em que o baixo e a guitarra atacam simultaneamente aos ataques de pratos, nas primeiras duas colcheias do primeiro tempo a cada dois compassos de quatro por quatro. Inicialmente a bateria faz uma levada nos outros tempos dos compassos. O sintetizador faz uma frase em ciclos de três em três colcheias, levando o trecho a sonoridade poli-rítmica. Na segunda metade do trecho a bateria desenvolve frases, entre os ataques simultâneos, que dialogam com a polirritmia, executando os ataques em quatro por quatro e as frases em ciclos ternários.