“Remix” é o nome dado para uma música modificada por outra pessoa ou pelo próprio produtor. Essa prática musical é muito popular entre os DJ, onde se coloca uma batida animada e efeitos adicionais criando uma versão dançante na música remixada. Existem diversos tipos de “Remixes” como Dance Remix, Trance Remix, Hybrid Remix, House Remix, Vocal Remix entre outros.
Apesar da maioria das músicas remixadas serem em versão dançante, o “Remix” não precisa ser, necessariamente, dançante. Existem “Remixes” onde o andamento da música não é alterado, ficando na forma original e não em uma versão dançante. Este tipo de “Remix” foi muito famoso nos anos 1980 e é uma alternativa nova para proporcionar outros tipos de músicas de acordo com a evolução musical do público.
“Mashup” é uma canção ou composição criada a partir da mistura de duas ou mais canções pré-existentes, normalmente pela transposição do vocal de uma canção em cima do instrumental de outra, de forma a se combinarem.
Abaixo um exemplo de “Mashup” conexionado por Renato Bon em 2011 para apresentações de Live P.A.
Conteúdos abordados:
- Análise do material musical e suas compatibilidades: as quatro propriedades do som, Tonalidades (Alturas), Ritmos (Tempo), Timbres, Volumes (Intensidade).
- Projetando o Arranjo: Técnicas e possibilidades de recriação de arranjos
- Escolha da música e re-edição do seu andamento
- Seqüenciamento
- Andamento / metrônomos / Tempo trackFerramenta Warp
- Edição rítmica
- Adicionando solos, vocais, introdução
- Acapellas: Como achar os vocais originais, ou removê-los das músicas que queria remixar
- Edição e tratamento de vocais
- Utilização de partes originais em áudio
- Edição, modificação, sampling das partes originais
- Técnica para separação de instrumentos originais
- Técnica para separação de vocais originais
- MIDI File – Utilização da ferramenta de arquivos MIDI para recriação de timbres e sons de melodias, harmonia e ritmos de canções originais
- Timbragem Geral
- Adição de efeitos
- Ajustes de volumes
- Mixagem e Masterização