Gilberto Assis Rosa
• RESUMO
No decorrer da história, ao lado da transformação nos modos de registro sonoro (fonofixação) ocorrem, também, mudanças no comportamento dos músicos dentro do estúdio, tanto em relação aos procedimentos de gravação, quanto à incorporação dos novos recursos tecnológicos aos arranjos e composições musicais. Este artigo discute o impacto das tecnologias de gravação nas produções musicais desde os primórdios da gravação mecânica, passando pela gravação elétrica e adentrando a era digital.
• PALAVRAS-CHAVE
Tecnologia de Gravação, Performance Musical, Produção Musical
• O AUTOR
Gilberto Assis é mestre em Artes pela PUC. Estudou audio no IAV (SP) Alchemea College (Londres) e SAE (Oxford). Como compositor, tem atuado em projetos no Brasil e no exterior a exemplo do Rumos (SP), 60X60 (NY), Frammentazione (Itália), EMM (Kansas) e Ai-MAAKO (Chile). Participou da produção e arranjos dos CDs “Fabrication Defects”, “Jogos de Armar” e “Santagustin” de Tom Zé. Entre outros trabalhos, produziu e arranjou, ao lado de Ana Fridman, o CD “Chiquinha em Revista” para o Selo SESC, com a participação de Ná Ozzetti, Suzana Sales, Carlos Careca entre outros.