Renato Bon
• RESUMO
O presente artigo pretende demonstrar a inserção – feita por Arrigo Barnabé na MPB – de técnicas composicionais, temáticas e tratamentos da voz, desenvolvidos por Schoenberg na primeira metade do século XX. As demonstrações apontam tais atributos composicionais, encontrados na obra de Arrigo, através de análises musicais e comparativas de canções selecionadas.
• PALAVRAS-CHAVE
Arrigo Barnabé, Atonalismo, Canção Popular Brasileira
• O AUTOR
Renato Bon é pós-graduado em “Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance” pela FASM (2016), Bacharel em composição pela FAAM (2009). Ganhador do premio “Jovem Compositor” promovido pela Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (EMESP) em 2010 teve sua peça para Banda sinfônica registrada em áudio e vídeo executada pela mesma instituição estreada no mesmo ano no Memorial da America Latina. Além de compositor tem trabalhos publicados como arranjador, instrumentista e pesquisador na área de musicologia. Fundou seu próprio instituto musical em agosto de 2012 onde trabalha como diretor, professor e editor chefe da revista acadêmica Revista Refletir fundada por ele em 2015.